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Thu04242014

Última atualização10:05:30 PM GMT

Comentários sobre o sistema de ar condicionado do Escort ZETEC

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PiorMelhor 
Comandos do ar condicionado
Localização do compressor visteon
O condensador é do tipo
Válvula de expansão
Engate da linha de baixa pressão
Válvula de expansão
Engate da linha de alta pressão
Cilindro do reciclo
As pistas de ligação do ventilador costumam se romper no suporte de fusíveis.
Radiador do ar quente
Comandos do direcionamento de ar
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O Escort ZETEC, já freqüentou muito as oficinas de ar condicionado automotivo.

Este sistema é equipado com um compressor Visteon FORD FX 15 de 5 pistões duplos, com cerca de 150 cilindradas fixas, utiliza cerca de 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 750g de fluido refrigerante R134a.

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O compressor geralmente é um forte suspeito a vazamentos de óleo e fluido refrigerante. Quando isso ocorre, pode afetar o rolamento da polia.

Quando se troca o jogo de vedações, se recomenda também trocar o rolamento da polia do compressor, que já teve sua graxa “lavada” pelo óleo do compressor.

O condensador é do tipo “tubo aleta” de menor eficiência que os mais modernos “fluxo paralelo” de micro canais. Este condensador colocado na parte frontal, assistido por um eletroventilador que fica atrás do radiador.

O eletroventilador entra em funcionamento na 1ª velocidade assim que o compressor entra em funcionamento.

Quando a pressão do fluido refrigerante na saída do filtro secador chega próxima dos 16 bar, a 2ª velocidade á acionada.

O pressostato de 4 fios , que fica em cima do filtro secador, tem as seguintes funções:

Permitir que ligue o compressor se tiver uma pressão acima de 2 bar.

Quando a pressão na saída do condensador chegar por volta dos 16 bar, liga a 2ª velocidade do eletroventilador e se a pressão for acima dos 25 bar o compressor desliga.
As válvulas de serviço podem apresentar vazamentos de fluido refrigerante.

O ventilador interno possui duas turbinas e para sua troca é conveniente retirar a caixa evaporadora abaixo do sistema do limpador do parabrisas (compartimento do motor).

A caixa de ventilação não possui filtro antipólen.

O resistor do ventilador interno costuma queimar, desta forma funciona apenas a 4ª velocidade da ventilação.

O sistema de reciclo é acionado por um cilindro pneumático e é muito comum parar de funcionar, por quebrar o braço de acionamento ou soltando as mangueiras pneumáticas, ficando aberto o que pode afetar a eficiência. (acesso ao lado da bateria)

O sensor anticongelamento (termostato) é eletrônico de 4 fios, o termistor fica inserido após o evaporador (chicote curto de dois fios pretos). Muitos colegas acabam adaptando termostatos comuns de dois fios, isolando os fios “preto “ e o “marrom” e ligando em série o termostato com os fios “marrom e preto” e “preto e amarelo”. O acesso é ao lado da bateria.

É importante haver um sensor de temperatura, pois o compressor é de fluxo fixo, e se não for desligado quendo o evaporador estiver próximo de 0ºC, o evaporador pode congelar, bloqueando a passagem do fluxo de ar, prejudicando a eficiência. (pode sair até “fumaça” de condensação nos difusores).

A válvula de expansão termostática é do tipo “BLOCK” de fácil acesso, mas pouco incomoda.

Outro tradicional problema neste modelo é o na centralina (suporte de fusíveis) que rompe as pistas de ligação do ventilador e do compressor, onde a solução mais comum é fazer a ligação por fora desta centralina.

Talvez um dos mais famosos problemas deste modelo seja o radiador de ar quente, que tinha seus canos de plástico que quebravam ou o núcleo de tubos de alumínio vazavam.

O incoveniente é que para trocar o radiador de ar quente, é necessário retirar todo o painel e afastar a caixa de distribuição de ar

Os comandos de direcionamento de ar e ar quente são feitos por alavancas e cabos de aço.

É muito comum queimar a lâmpada do botão ou quebrar o botão do AC.

Ao girar o botão da ventilação para a esquerda, é acionada a recirculação. Ao girar o botão para direita (sentido horário) a coleta de ar é externa.













































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