Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta (RESOLVIDO)'

Ford / Courier 1.6 L/ 1.6 Flex

 

Sou Reparador e quero me comunicar com outro colega Reparador

Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta (RESOLVIDO)'

Mensagempor Ismael Amarildo do Nascimento » Sex Jul 18, 2014 07:21

Boa Tarde Pessoal,

Estou com um problema em uma Courrier 1.6 Flex ano 2009, Sistema de injeção Marelli 4CFR.

Este carro apresenta pega normalmente, porém após um breve período de funcionamento, ela começa a apresentar marcha lenta irregular e acende a luz da injeção.

Com o scanner Rasther Box, foi identificado a falha P0106 Sensor MAP - Fora da Faixa, esta falha tem um estado presente mesmo com o carro desligado. O sensor possui corrente de 5v enviado pela central. Já foram trocados os sensores MAP 2 vezes, Atuador de Marcha lenta 1 e Sensor de posição de borboleta 1 vez.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser.
Ismael A. do Nascimento
ismael.gjc@gmail.com
Mecânica Blau. Original AutoCenter
Rua Joaquim Carneiro, 433 Florianópolis - SC
Ismael Amarildo do Nascimento
 
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Nov 04, 2012 04:17

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor FOX9 » Sex Jul 18, 2014 07:42

Boa tarde Ismael, esse defeito pode ser duas coisas o motor pode estar c/ entrada falsa de ar ou chicote do map em curto. faça um teste , só ligue a chave s/ funcionar o motor apague o defeito e liga e desliga a eginição, se o defeito aparecer c/ motor desl. é algun curto, se o defeito só aparece c/ o motor ligado , entrada falsa de ar, valvola c/ acentamento ruim , ponto!!
REINALDO NADIM

FOXCAR OFICINA TÉCNICA
BOSCH CAR SERVICE

SÃO PAULO /
www.foxcar.com.br
Avatar do usuário
FOX9
 
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Nov 27, 2013 07:42

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Ismael Amarildo do Nascimento » Sex Jul 18, 2014 09:05

Obrigado Fox pelo contato.

Bom, quanto a questão da entrada falsa de ar, tapando o TBI o carro apaga na hora, e a compressão do cilindro está em 13 bar em todos os cilindros.

Quanto a curtos, foi medido a continuidade dos 4 fios do sensor map, e os mesmo apresentaram continuidade somente fio por fio, não houve continuidade cruzada.
Ismael A. do Nascimento
ismael.gjc@gmail.com
Mecânica Blau. Original AutoCenter
Rua Joaquim Carneiro, 433 Florianópolis - SC
Ismael Amarildo do Nascimento
 
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Nov 04, 2012 04:17

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor FOX9 » Sex Jul 18, 2014 09:51

v c tem medidor de vacuo p/ ver se está ok?? precisa ver se é defeito mecanico ou eletronico!!
REINALDO NADIM

FOXCAR OFICINA TÉCNICA
BOSCH CAR SERVICE

SÃO PAULO /
www.foxcar.com.br
Avatar do usuário
FOX9
 
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Nov 27, 2013 07:42

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Francisco Parizzi Obice » Sex Jul 18, 2014 11:59

compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central
Toledo Pr.

chicoobice
franciscobice@gmail.com
Avatar do usuário
Francisco Parizzi Obice
 
Mensagens: 1428
Registrado em: Qua Mai 28, 2014 04:36

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor ANTÔNIO MARCOS VIDAL GUERREIRO » Sáb Jul 19, 2014 12:34

Veja como começou este defeito.se foi de repente ou se foi depois de algum serviço. Confira o sincronismo da corrente veja a vazão dos bicos.a estanqueidade e o regulador de pressão. A sonda ta trabalhando normal ?
OFICINA MARCOS CAR
LIMOEIRO DO NORTE - CE
(88)9.9221-3759 / 9.9646-9400
AMVIDALGUERREIRO@HOTMAIL.COM
Avatar do usuário
ANTÔNIO MARCOS VIDAL GUERREIRO
 
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 01:08

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Ismael Amarildo do Nascimento » Sáb Jul 19, 2014 11:42

Infelizmente medidor de vacuo não possuo, mas vou ver se consigo algum para poder medir.
Ismael A. do Nascimento
ismael.gjc@gmail.com
Mecânica Blau. Original AutoCenter
Rua Joaquim Carneiro, 433 Florianópolis - SC
Ismael Amarildo do Nascimento
 
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Nov 04, 2012 04:17

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Ismael Amarildo do Nascimento » Sáb Jul 19, 2014 11:46

Acredito que este carro não possua bomba de vacuo, pois o sensor MAP fica alocado diretamente no coletor de admissão. Quanto a central a voltagem de 5 v está sendo enviada corretamente para o sensor, e foram recodificadas mais 2 centrais, e em nenhuma das 3 o carro trabalhou corretamente.

Retirando a tomada do atuador, a lenta chega a dar uma estabilizada, pelo menos não oscila tanto.

[quote="chicoobice" post=130793]compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central[/quote]
Ismael A. do Nascimento
ismael.gjc@gmail.com
Mecânica Blau. Original AutoCenter
Rua Joaquim Carneiro, 433 Florianópolis - SC
Ismael Amarildo do Nascimento
 
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Nov 04, 2012 04:17

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Ismael Amarildo do Nascimento » Sáb Jul 19, 2014 02:27

Bom esta falha foi de repente, o dono pegou na loja, abasteceu no posto que fica a 200 metros e 300 metros após sair do posto ele começou a falhar.

Verifiquei o sincronismo da corrente, vazão dos bicos e estanqueidade, bem como o regulador e sonda lambda. Todos estes itens estão ok.

Muito obrigado pelas dicas.

[quote="MARCOSCAR" post=130795]Veja como começou este defeito.se foi de repente ou se foi depois de algum serviço. Confira o sincronismo da corrente veja a vazão dos bicos.a estanqueidade e o regulador de pressão. A sonda ta trabalhando normal ?[/quote]
Ismael A. do Nascimento
ismael.gjc@gmail.com
Mecânica Blau. Original AutoCenter
Rua Joaquim Carneiro, 433 Florianópolis - SC
Ismael Amarildo do Nascimento
 
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Nov 04, 2012 04:17

Re: Ford Courrier 1.6 Flex marcha lenta irregular

Mensagempor Francisco Parizzi Obice » Sáb Jul 19, 2014 03:18

[quote="Ismaelan" post=130807]Acredito que este carro não possua bomba de vacuo, pois o sensor MAP fica alocado diretamente no coletor de admissão. Quanto a central a voltagem de 5 v está sendo enviada corretamente para o sensor, e foram recodificadas mais 2 centrais, e em nenhuma das 3 o carro trabalhou corretamente.

Retirando a tomada do atuador, a lenta chega a dar uma estabilizada, pelo menos não oscila tanto.

[quote="chicoobice" post=130793]compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central[/quote][/quote]

bomba de vácuo, vácuometro ou manômetro de vácuo é ferramentas de uso em oficina, não componentes do carro.
o sensor map é um transdutor !! componente q transforma uma informação mecânica como vácuo, em informação elétrica interpretável para central
para testar um sensor map vc tem dois caminho: 1 aplicar um vácuo com uma bomba e com base no manual acompanhar c sua resposta é plausível (teste estático)
2 com um manômetro de vácuo medir o vácuo e confrontar com a informação apresentada pelo scanner e a tensão de resposta com o multímetro (teste dinâmico)

o segundo é o q mais utilizo pois vc pode ao mesmo tempo testar vácuo real a informação elétrica gerada pelo sensor e a interpretação real da central

para quem tem osciloscópio e transdutor de vácuo como Jovino é possível ainda confrontar o sinal do sensor map com o do transdutor..
Toledo Pr.

chicoobice
franciscobice@gmail.com
Avatar do usuário
Francisco Parizzi Obice
 
Mensagens: 1428
Registrado em: Qua Mai 28, 2014 04:36

Próximo

Voltar para Reparador para Reparador

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 97 visitantes