Conforto,
estabilidade e segurança. Sem sombra de dúvidas, o amortecedor é um dos
componentes mais importantes para a da rodagem de um veículo. Por isso,
elaboramos este material sobre o tema. Afinal de contas, você sabe o que é o
stop hidráulico e como ele funciona?
Qual a função do amortecedor?
Como você já sabe,
os amortecedores são componentes essenciais para a estabilidade e a segurança
dos veículos nas estradas. Como sugere o nome, o principal objetivo dessa peça
é sustentar o contato dos pneus com o solo, ao mesmo tempo em que proporciona conforto
ao “anestesiar” as irregularidades do solo.
Mas, após superar a
irregularidade, a haste do amortecedor pode alcançar o seu fim de curso, que é
um limite máximo na expansão da haste, e provocar a famosa “queda de roda”, que
é uma pancada ruidosa, desconfortável e desagradável entre os componentes — e é
para evitar isso que o stop hidráulico entra em jogo.
O que é o stop hidráulico?
O stop hidráulico é
um componente que existe dentro dos amortecedores. O único objetivo dessa peça
é evitar a queda de roda como um último recurso, antes que a haste chegue ao
fim do seu curso, provocando aquele baque desagradável.
Para facilitar,
criamos uma descrição passo a passo do seu funcionamento:
o cliente está
conduzindo o veículo e passa por uma ondulação, como uma lombada;
depois de superar a
irregularidade, com a contração das molas e da haste, ocorre a expansão;
com a expansão, a
haste se aproxima do fim de seu curso
o stop, que é um
câmara hidráulica dentro do amortecedor, oferece mais resistência e suporte
antes que a haste alcance o fim de curso, evitando a queda de roda.
Mas é claro, apesar
de a peça ser fundamental para reduzir as chances do problema, ela não é
infalível. Afinal de contas, quanto maior a intensidade e a velocidade da
expansão da haste, maior o trabalho para que o stop hidráulico consiga frear a
haste.
Por isso o nome:
stop hidráulico. Inclusive, essa é uma das peças que mais recebe atenção
durante um ato de revisão nesse sistema, como uma manutenção de suspensão,
ou até mesmo um rodízio de pneus, caso o seu cliente
mostre essa vontade.
É por isso que,
além de realizar o diagnóstico de amortecedor e o reparo
do veículo, também é importante conscientizar o consumidor. Afinal de contas,
na maioria das vezes, a forma como a pessoa dirige está diretamente relacionada
à durabilidade dos componentes em seu veículo.
Mas a tecnologia
pode amenizar esse problema. Esse é o caso dos amortecedores HG Nakata. Por
passarem por processos absolutamente rigorosos de fabricação, esses componentes
chegam aos veículos prontos para entregar o que há de melhor em qualidade
técnica, robustez e durabilidade no mercado.
Quem lida
diariamente com reparação automotiva sabe que o sistema de freio merece atenção redobrada na hora de um
serviço. Embora esse seja um sistema relativamente simples, não se pode
esquecer que seus componentes atuam de forma bastante coordenada. Por isso,
precisam estar perfeitamente ajustados para que nenhuma falha ocorra. Nesse
sentido, por exemplo, é muito importante estar atento ao assentamento da
pastilha de freio.
Esse é um
componente que atua em conjunto com o disco e está bem próximo dele, o
assentamento precisa ser perfeito, para evitar qualquer tipo de contato
irregular e o desgaste prematuro das peças.
O que significa
assentamento de freio?
De maneira bastante
simples, o assentamento de freio pode ser entendido como o perfeito ajuste
entre as diferentes peças que o compõem, especialmente após algum tipo de
manutenção. Assentar significa colocação em seu devido lugar.
Esse assentamento,
na prática, está relacionado ao próprio serviço de manutenção realizado pela oficina mecânica. Ele garante que todas as peças
do sistema de freio, sobretudo as pastilhas, estão assentadas no seu devido
lugar, sem nenhum tipo de folga, desalinhamento ou distanciamento inadequado.
Além disso, o
assentamento do freio pode ser visto como um processo natural, que ocorre após
as manutenções do sistema. Assim, ao se substituir as pastilhas ou o disco, por
exemplo, é comum que o sistema funcione de forma diferente.
Nesse sentido,
conforme o motorista vai circulando com o carro e utilizando os freios, as
peças vão se “assentando”, isto é, se ajustando novamente, funcionando
exatamente como são projetadas para funcionar.
Por que é necessário
ter esse cuidado?
Como mencionado, o
sistema de freio de um veículo atua de maneira bastante coordenada. Assim,
todos os componentes precisam estar devidamente ajustados. Do contrário, alguns
problemas poderão ocorrer.
Ricardo Crespo, por exemplo, destaca:
O assentamento da
pastilha é algo essencial para uma boa eficiência do freio. Se feito da forma
correta, ainda evita o surgimento de ruídos e o desgaste prematuro das peças.
Porém, para isso é necessário atentar a outros fatores, como a manutenção
correta dos discos e a regulagem do freio traseiro (freio a tambor). Estes são
essenciais para garantir uma força de frenagem equilibrada.
Quais são os problemas
mais comuns?
Ricardo Crespo
destaca que, geralmente, conforme utilizamos nossos veículos, é comum nos
“acostumarmos” com o desgaste de algumas peças. Por exemplo, com barulhos e com
outras características que se alteram à medida que o carro é utilizado no dia a
dia.
Apesar de isso ser
comum e, em muitos casos, ser um processo natural, todo veículo ou máquina
sofre um desgaste com o uso regular. Quando se trata do sistema de freio,
existem sintomas com os quais se deve ter atenção, pois podem indicar falhas.
Nesse sentido, como
especialista, destaca alguns dos sinais que podem indicar problemas nos freios.
São eles:
ruídos agudos
frequentes ou ao frear o veículo;
perda de eficiência
da frenagem, o que pode ser percebido com o aumento da distância necessária
para parar o carro;
perda de eficiência
do freio de estacionamento (freio não segura o carro quando está estacionado);
trepidação no
volante ao pisar no freio;
luz indicadora do
freio de estacionamento acesa continuamente no painel, ainda que o freio não
esteja acionado.
É importante
mencionar que essa última situação pode estar relacionada com um baixo nível de
fluido de freio, o que pode ter sido causado por vazamentos ou pelo desgaste do
material de atrito (pastilhas e lonas). Ricardo alerta que quando essa luz está
acesa é importante inspecionar o sistema e não apenas completar o fluido para
apagar a luz.
Qual é a frequência
indicada para a troca?
Quando o assunto é
a manutenção do sistema de freio, mais especificamente em relação às pastilhas,
Ricardo Crespo afirma que não é possível estabelecer uma quilometragem fixa
para se fazer a troca do componente.
Isso porque o
desgaste das pastilhas é um processo que está relacionado a uma série de
fatores, os quais vão dizer se a substituição deve ser feita em período mais
curto ou mais longo.
Nesse sentido,
podem ser listados alguns desses fatores:
condução e tipo de
uso do veículo;
qualidade da
pastilha que está sendo utilizada;
regulagem periódica
do sistema de freio traseiro (freio a tambor).
Apesar disso, para
uma manutenção preventiva mais eficiente, é recomendada a realização de
checagens periódicas do sistema por completo a cada 10.000 km ou, pelo menos,
uma vez por ano.
Quais os cuidados com o
assentamento da pastilha de freio?
A colocação das
pastilhas de freio, como destacado, exige bastante precisão, já que o bom
funcionamento do sistema depende do correto posicionamento da pastilha em
relação ao disco, principalmente.
Nesse sentido,
alguns cuidados básicos são necessários para garantir a qualidade e a
eficiência na hora do assentamento da pastilha. Vejamos quais são eles a
seguir!
1. Faça um check-up do
sistema de freio
Para garantir que a
pastilha tenha uma maior vida útil, Ricardo destaca que é muito importante
realizar manutenções/inspeções periódicas em todo o sistema. Isso porque
eventuais falhas em outros componentes podem impactar negativamente a
eficiência e a durabilidade das pastilhas.
Em veículos com
freio a tambor, por exemplo, é indispensável a regulagem periódica desse
sistema, a fim de garantir uma correta distribuição das forças de frenagem e de
evitar uma sobrecarga dos freios dianteiros, o que acelera o desgaste das
pastilhas e dos discos.
2. Não desgaste a
lateral da nova pastilha para um disco antigo
As pastilhas novas
devem ser instaladas com discos novos. Ou até mesmo, quando a medida dos discos
antigos permitam, é necessário realizar uma retífica no disco para facilitar
que a pastilha nova se assente com mais precisão. Essa retífica tem por finalidade
eliminar a superfície endurecida e já assentada com a pastilha velha e
imperfeições da superfície. Dessa forma, se garante um assentamento da pastilha
de freio por completo, eliminando o risco de superaquecimento e,
consequentemente, o risco de danos à pastilha nova.
3. Evite utilizar os
freios com frequência nos primeiros 200 km após a troca
Ao se fazer a
substituição das pastilhas, é natural que o sistema de freio não apresente
total eficiência. Isto porque, para obter 100% de sua eficiência é necessário o
complete e total assentamento das pastilhas de freio com os discos. Isso deve
ocorrer durante a utilização normal do veículo, mas pode ser feita de forma
prévia pelo reparador.
Esse processo de
assentamento geralmente ocorre em até 300km (dentro da cidade, poise m rodovia
se roda uma grande quilometragem sem a utilização dos freios), Ricardo orienta
que os freios do veículo não sejam utilizados de forma muito brusca ou severa
nos primeiros 300 km após a troca. O ideal é que o assentamento ocorra
naturalmente, à medida que o motorista utiliza o carro.
4. Use materiais de
qualidade e procedência
Por fim, outro
cuidado que merece ser destacado na hora da manutenção do sistema de freio é
utilizar peças de boa procedência.
Nesse ponto, o profissional e a oficina devem estar atentos à qualidade das
pastilhas, lonas, discos e demais componentes que fazem parte desse importante
sistema.
Em geral, trabalhar
com materiais de qualidade agrega valor aos serviços oferecidos aos
clientes, pois peças de qualidade são mais duráveis, eficientes, oferecem uma
segurança maior e evita que o cliente retorne com alguma reclamação.
Por isso, para
garantir que o assentamento de pastilha de freio seja o melhor possível,
utilize sempre produtos eficientes, projetados para oferecer uma boa
performance, segurança e adaptabilidade, considerando as especificações do
veículo.